TREINAMENTO DE EQUIPE

Webinários para treinamento: qualifique equipes de forma mais fácil e assertiva

Gummy

Vamos imaginar a seguinte situação: seu time é composto por profissionais especializados, está acostumado a cumprir as tarefas do dia a dia e entrega o planejado. Porém, o que acontece quando o mercado exige uma guinada brusca nas estratégias?

Nessas horas, considerar a tecnologia como aliada é uma das maneiras mais inteligentes de evitar falhas e garantir resultados mais assertivos e lucrativos. Você já pensou, por exemplo, em usar webinários para treinamento de equipes? Pois a gente já!

Se a ideia principal é investir em capacitações para formar equipes multidisciplinares sem furar o orçamento da empresa, a implementação de novos formatos de ensino pode ser exatamente do que você precisa!

São vários os benefícios obtidos quando a organização enxerga novas possibilidades em formatos como os webinários para treinamento de equipes. Alguns dos principais incluem:

  • Ótimo custo-benefício
  • ;Respostas rápidas;
  • Maior engajamento;
  • Espírito data-driven;
  • Atualizações constantes;
  • Transparência em processos e comunicações;
  • Aumento da produtividade;
  • Times enxutos e multidisciplinares;
  • Flexibilidade de locais e horários;
  • Menores índices de turnover;
  • Diferencial competitivo.

E, acredite, a lista poderia continuar por algum tempo… Mas como nosso intuito aqui é fornecer informações suficientes para acabar com todas as suas dúvidas sobre como é possível investir em webinários para treinamento de equipes - sem complicações -  separamos este conteúdo em alguns tópicos.

Prepare-se para descobrir mais sobre:

  • As vantagens dos vídeos sobre outras plataformas;
  • A economia obtida com treinamentos online;
  • As principais justificativas para adotar webinários para treinamento;
  • Como a tecnologia é capaz de melhorar a qualidade das capacitações;
  • A potencialização da interatividade entre os profissionais envolvidos.
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Webinários para treinamento: redução dos custos operacionais e aumento da produtividade

Com dinheiro não se brinca - ainda mais com a atual competitividade instaurada em praticamente todos os mercados! A adoção de webinários para treinamento de equipes não é apenas uma solução financeira: quando a organização passa a utilizar recursos como vídeo-aulas, webconferências, transmissões ao vivo e ambientes virtuais de aprendizagem para capacitar colaboradores, a relação custo-benefício ultrapassa os gastos.

É uma economia que surge rápido e se apresenta de várias maneiras: no saldo da conta, na carga horária, no tempo gasto com deslocamentos, na impressão de materiais, na reserva de auditórios, na locação de equipamentos e até nos coffee-breaks para os presentes… Quando a presença física não é mais obrigatória, um mundo de novas possibilidades se apresenta à organização.

Mais do que apenas custo, os treinamentos precisam ser considerados um investimento benéfico e saudável para a empresa. Uma vez bem treinados e amparados, seus colaboradores podem:

  • Apresentar mais proatividade;
  • Oferecer um atendimento completo aos consumidores da sua solução;
  • Demonstrar conhecimento específico sobre as necessidades da empresa e do setor de atuação;
  • Sentirem-se valorizados e estimulados.

Apostar em treinamentos cada vez melhores significa investir no futuro da sua organização!

Com a implementação de webinários para treinamento, não existem barreiras de alcance: a abrangência é global. Mesmo uma multinacional consegue oferecer o mesmo programa de capacitação para todos os seus funcionários - independentemente de quantos são ou onde estão! Aulas podem ser acessadas posteriormente e repetidas vezes, sempre que uma dúvida surgir.

O interessante é que a tecnologia torna os conteúdos mais atrativos, uma vez que adota estilos distintos. Uma conferência online pode ser composta por imagens, gráficos, sons, exercícios em tempo real, simulações, desenhos e muitos outros formatos - facilitando, assim, o processo de aprendizagem.

Além disso, vídeos proporcionam divulgação rápida da informação, mas sempre sob o devido controle - já que certos dados ou estratégias podem ser confidenciais, o acesso ao material é permitido somente a pessoas autorizadas.

Tudo bem, mas será que webinários para treinamento são mesmo apropriados para todas as áreas da minha empresa? Quais são os benefícios reais frente a formatos tradicionais?

Essa é a pergunta que você deve estar fazendo agora.  E é justamente este nosso próximo tópico!

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Vídeos e suas vantagens na qualificação de equipes

Dependendo do ano em que você nasceu, talvez se lembre dos momentos em sala de aula quando professores pediam para apagar as luzes: era o momento de aprender por meio retroprojetor. O recurso foi bom enquanto durou - o que não foi muito...

Com a ascensão dos computadores, as projeções sobre paredes ou quadros brancos se transformaram em apresentações no formato PowerPoint. Slides digitais, por assim dizer. O responsável colocava nas páginas algumas informações relevantes e, durante uma reunião ou evento presenciais, tomava-as por base para aprofundar o assunto.

Porém, felizmente, os avanços tecnológicos trouxeram ferramentas ainda melhores, como os vídeos! Eles estão por tudo e com tudo:

  • Podem ser acessados a partir de qualquer dispositivo conectado à internet;
  • Contam com um ‘quê’ a mais de pessoalidade;
  • Proporcionam consumo imediato e simples, além de engajamento em tempo real!
  • E vencem, ainda, barreiras de localização e fuso horário.

Um estudo da HubSpot revelou que 43% dos consumidores de conteúdo via Internet desejam assistir mais vídeos no futuro. Isso se dá, principalmente, pelo fato de que cerca de 90% da informação transmitida ao cérebro é visual.

Além disso, uma pesquisa realizada pela multinacional Forrester Research apontou que 75% dos profissionais preferem consumir conteúdos em vídeo ao invés de ler um texto ou manual.

Em outras palavras, usar webinários para treinamento de equipes se tornou muito mais prático hoje em dia - especialmente quando colaboradores estão espalhados por diversas filiais e gestores têm agendas complicadas demais para perderem tempo com deslocamentos.

Vídeo vs. Powerpoint

Não queremos dizimar os slides - ainda tão úteis para diversos propósitos empresariais. No entanto, quando falamos sobre o treinamentos de equipes, é preciso traçar estratégias mais assertivas - e que estejam de acordo, principalmente, com as tendências do mercado atual.

Estamos vivendo uma era de transformações digitais - o que significa, resumidamente, que tudo acontece na web, online, de forma rápida e rasteira! Treinamentos de equipes em Powerpoint podem ser encarados como uma conversa “fria” em um momento onde tudo acontece em tempo real, inclusive as interações.

Logo, competir com filmagens - que oferecem inúmeras possibilidades mais divertidas e fáceis de absorver - fica muito mais difícil!

Entenda melhor o que estamos tentando dizer:


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Como aperfeiçoar o treinamento da equipe de Vendas através de webinários

Agora que você já sabe que é possível treinar equipes inteiras sem precisar se deslocar ou investir em uma estrutura especial para o processo de ensino-aprendizagem, chegou a hora de aprofundar um pouco o assunto e falar sobre a utilização de webinários para treinamento da equipe de Vendas.

Existem alguns passos básicos que podem assegurar que as coisas saiam conforme o planejado. Para garantir que os webinários tenham a pegada certa para transformar a realidade dos seus profissionais de Vendas, confira as dicas abaixo:

Escolha a plataforma mais adequada:

Um treinamento decente e efetivo não tem só a ver com o conteúdo abordado ou o carisma da pessoa responsável por passar o conhecimento adiante. Quando falamos em aprendizagem por vídeo, é extremamente importante que a plataforma de ensino seja simples, intuitiva e interativa para o seu público-alvo.

As melhores opções do mercado possuem funcionalidades básicas, porém indispensáveis para um bom engajamento entre os usuários. Observe a qualidade de áudio e vídeo, bem como do serviço de atendimento ao cliente. E, já que o intuito é proporcionar a troca de experiências, recursos como:

  • Compartilhamento de arquivos;
  • Acesso irrestrito ao conteúdo gravado;
  • Espaços para discussões e bate-papos;
  • Enquetes e momentos para tirar dúvidas ao vivo.

São ótimos aliados durante uma transmissão.

Tenha um plano de ação:

Para que um treinamento atinja seus objetivos, todos os envolvidos precisam estar cientes sobre os resultados esperados e as vantagens que terão com a capacitação.

“Por que devo investir meu tempo assistindo a um vídeo?”.

Monte um plano de ação, um passo a passo do que deve ser feito até que a equipe esteja devidamente preparada para encarar a próxima fase.

  • Como serão as aulas?
  • Quais serão os tópicos abordados?
  • Quanto tempo terá cada vídeo?
  • E quanto aos materiais de apoio?
  • A transmissão será ao vivo ou gravada?
  • Quem será o especialista escolhido para transmitir todo esse conhecimento? Existe um espaço para perguntas?
  • Farão testes, certificados, premiações?

Planejamento, organização e foco são parte de qualquer processo bem-executado: atente-se a isso!

Promova identificação:

Ao elaborar webinários para treinamento de equipes, tenha em mente que a falta de presença física pode se tornar um desafio. Seus treinamentos serão ministrados para muitas pessoas, em grande escala. Logo, é preciso dominar a arte da criatividade para não deixar as aulas monótonas e desinteressantes!

Para manter os profissionais engajados e interessados sobre o conteúdo abordado, tente tornar as coisas mais humanas, mais verdadeiras. Utilize exemplos da vida real, apresente cenários que são familiares ao seu público, ofereça soluções para problemas habituais.

Estude a realidade da organização: quais são as principais necessidades da equipe de Vendas e como essas dores podem ser solucionadas? Entenda as dificuldades, busque soluções práticas e mostre como é possível aplicá-las no ambiente corporativo!

Grave o webinário

Pode parecer óbvio, contudo: não esqueça de gravar o webinário! Dessa maneira, os membros da equipe poderão revisitar o material a qualquer momento para tirar dúvidas ou mesmo revisitar os tópicos com mais importância.

O vídeo também poderá, certamente, ser utilizado no treinamento de novas turmas do departamento de Vendas - enquanto, claro, seu conteúdo for relevante.

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Como aumentar o engajamento entre gestores e equipes adotando webinários

Por fim, encoraje - sempre - a participação dos presentes.

E essa é uma dica tanto para os times de Vendas, como para quaisquer outras pessoas interessadas em aprender mais por meio de um conteúdo disponibilizado por você.

Webinários organizados para o treinamento de equipes não são monólogos: são oportunidades de aprender, criar trocas e interagir - são vias de mão dupla! Uma audiência participativa enriquece a transmissão. Para tanto, não deixe de considerar esse estímulo ao planejar uma capacitação online.

Não há nenhum documento que afirme, por exemplo, que você precisa deixar a sessão de “perguntas e respostas” para o final do webinário: encorajar os colaboradores a questionarem o conteúdo ao fim de cada módulo ou tópico os dá a chance de testar o conhecimento recentemente adquirido - que ainda está fresco em suas cabeças! Ao mesmo tempo, você mantém a audiência engajada e atenta, tornando tudo menos maçante.

Além disso, o chat ou bate-papo pode ser um ótimo aliado, recebendo comentários, dúvidas e aproximando gestores e equipes. Por falar nisso, o webinário é uma ótima opção para atingir mensagens específicas - estimulando o diálogo entre todos os colaboradores, de profissionais juniores a diretores.

Por último, mas não menos importante, lembre-se que o foco não está em você, e sim nas lições que serão passadas adiante.

Procure iniciar o webinário assumindo que todos ali sabem quem você é e conhecem sua liderança. Comece com uma apresentação curta e, então, parta logo para a ação e apresente os temas que serão abordados. Caso sinta a necessidade de adicionar algum material extra, inclua links em sua apresentação para que os usuários participantes leiam o conteúdo após o treinamento.

Na dúvida, pense em como seria o webinário perfeito para você.

Desenrole seus planos a partir daí e, sempre que precisar de uma ajudinha extra, conte com a gente: vamos adorar poder ajudar!

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