o que é webinar?

Webinário: tudo que você precisa saber

Gummy

O vídeo tem se tornado uma estratégia cada vez mais relevante para quem trabalha com a internet. O consumo desse tipo de mídia está cada vez maior, seja em serviços de streaming, como o Netflix, Amazon Prime e Hulu, em redes sociais como Instagram e Snapchat ou até na educação à distância.

Por causa disso, muitas empresas estão investindo também nos conteúdos audiovisuais como uma forma de driblar a falta de atenção dos clientes e oferecer conteúdos incríveis com alto nível de engajamento! Segundo a Cisco, em 2019, os vídeos corresponderão a 80% de tudo que é consumido online.

E como entrar nessa onda? Uma das formas pode ser os webinários: palestras online e ao vivo, com especialistas no tema!

Achou interessante? Então confira nesta página tudo que você precisa saber sobre esse formato de conteúdo, por que investir nele, além de dicas para utilizá-lo e conquistar resultados na sua empresa. Olha só!

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o que é um webinário?

Como nós comentamos, um webinário é uma palestra ou seminário transmitido ao vivo pela internet, que debate determinado assunto. Em geral, os webinars contam com a presença de um especialista na área (ou mais), além de um moderador. Mas esse formato pode variar bastante.

A vantagem dos webinários é seu senso de urgência (e, consequentemente, de exclusividade). Mesmo que se possa visualizar o vídeo depois, a ideia de ter um conteúdo sendo transmitido em tempo real gera muito engajamento do público. Principalmente quando há a possibilidade de interagir com o apresentador, fazer perguntas ou mandar comentários que serão lidos ao vivo.

Além disso, o webinar se diferencia de um vídeo comum ou uma live nas redes sociais por exigir um cadastro prévio, por meio de uma landing page. Assim, a sua empresa consegue captar leads e ampliar sua base, para se comunicar com mais pessoas.

Tudo isso faz com que o webinário seja uma importante estratégia para aliar a tendência do vídeo com o poder da interação do consumidor. O que implica em qualificação de leads e geração de novos negócios.  

Não é à toa que no segmento B2B, segundo o Content Marketing Institute e da MarketingProfs, nos Estados Unidos, 58% das marcas promovem webinars regularmente. E você não quer ficar de fora dessa oportunidade, não é?

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Por que promover um webinário?

Se todas essas marcas estão promovendo webinários, então elas devem ter alguns bons motivos, certo? Mas moda ou tendência é algo comum no marketing digital e você sabe que não deve se basear apenas nisso.

Então nós listamos também algumas vantagens de investir nesse formato de conteúdo e avaliar como fazer isso na sua empresa:

Chance de conversão

Você só vai conseguir converter leads em clientes se eles enxergarem o valor que o seu produto ou serviço pode entregar. Neste sentido, um webinário pode ser uma excelente forma de demonstrar a sua solução e aprofundar nas dores que sua empresa consegue sanar.

Engajamento único

De acordo com dados do GoToWebinar, 92% dos usuários consideram o formato a melhor maneira de engajar audiências grandes e remotas. Isso é muito superior ao que se alcança com redes sociais e blogposts, justamente por causa do senso de urgência e exclusividade que nós citamos antes.

Processo de vendas moderno

Os compradores de hoje já pesquisaram opções e conhecem várias empresas das quais podem comprar o que procuram. No contato direto, em uma conferência virtual, você consegue identificar objeções e revertê-las rapidamente.

Além disso, os webinários são importantes ferramentas para escalar as vendas complexas, que exigem mais atenção, quando seu time de marketing ou comercial ainda não tem tempo para se dedicar a cada prospect.

Personalização

Seu contato com leads e prospects no webinar é um momento diferenciado e que permite singularizar a conversa. É uma ferramenta que permite filtrar perfil de público e temas, tornando a abordagem bem mais pessoal, no estilo do que gostam os consumidores atuais.

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Como realizar um webinário?

Mas então como fazer o seu próprio webinário e trazer resultados relevantes para a sua empresa?

Para começar, vale dizer que fazer um webinar pode ser mais fácil do que vídeos gravados, já que você economiza tempo com a edição. Além disso, você pode transformá-lo em outros conteúdos menores, o que otimiza a produção de conteúdo.

Mas, obviamente, ainda existem algumas etapas para produzir bons materiais. Como no caso de qualquer estratégia de marketing bem-sucedida! E para ajudar você a colocar a mão na massa, nós separamos algumas dicas:

Planejamento:

Tenha objetivo claros

Os webinars podem cumprir missões educacionais, de pós-venda, de demonstração de produto. Por isso, o primeiro passo é saber que missão você quer cumprir.

Defina uma audiência

Você vai ter a chance de personalizar o contato e levar em consideração necessidades específicas quando escolhe uma audiência específica. Então, tenha clareza na definição do alvo e do melhor conteúdo para atingi-lo. Ah, e não se esqueça de definir o melhor dia/horário!

Escolha bem o título e o conteúdo

Com base nos objetivos, na audiência e também no potencial de busca, você vai precisar definir um tema e um título. Não esqueça que landing pages podem rankear no Google, então pense nas palavras-chave.

Determine resultados e fatores de sucesso

Você deve esperar que sua audiência tenha uma determinada reação depois de assistir ao seu webinário, relacionado com o seu objetivo. Então, para medir o sucesso do seu webinar e aplicar melhorias, defina metas e formas de medir resultados.

Capriche no planejamento

Estabeleça um plano de ação que identifique necessidades internas, determine as mensagens primordiais, escolha os painelistas e a ferramenta, estabeleça o cronograma de operacionalidade técnica e preveja as ações pós-webinar junto ao time de vendas, por exemplo.

Execução:

Escolha uma boa ferramenta de transmissão

Existem diferentes ferramentas hoje em dia para o seu webinário. Uma das mais famosas é o GoToWebinar, feita especificamente para esse tipo de transmissão. Ela oferece funcionalidades como bate-papo, enquetes, envio de perguntas da audiência e compartilhamento de tela, além de um modo de ensaio para evitar imprevistos durante uma apresentação. Porém, ela é paga.

Por isso, se você está começando a promover webinars e ainda não tem um orçamento dedicado para isso, existem outras ferramentas que podem ser adaptadas, como o as transmissões ao vivo do Youtube, por exemplo.

Tenha uma landing page

A landing page é a ferramenta ideal para as inscrições. Com ela, você vai converter os visitantes do seu site em leads, então lembre-se de pedir as informações que vão ser úteis para o seu time comercial no futuro.

Divulgue corretamente e crie expectativa

Sem uma estratégia de promoção, você não vai ter participantes, que são seu principal objetivo. O ideal é começar a divulgação pela sua base de leads atual, mas não se restrinja a ela. Afinal, você quer captar novos leads também!

Por isso, crie CTAs para o seu blog, use as redes sociais, mídias pagas e tantas outras estratégias úteis. Uma contagem regressiva no seu site, por exemplo, pode ser muito interessante!

Tenha um cronograma e monitore o número de inscritos

De modo geral, é interessante começar a divulgação três semanas antes do webinar. Além disso, uma semana antes você pode enviar um lembrete de inscrição e no dia anterior, um alerta de última chance.

Ao longo desse processo, vá monitorando as inscrições e mantendo relacionamento com os inscritos, inclusive reforçando a data. Seu cronograma geral de execução também deve ser acompanhado para que nada se perca. Preveja testes para garantir que tudo vai dar certo.

Esteja preparado

Faça testes e certifique-se de que toda a equipe operacional esteja adiantada. Preveja problemas e soluções. Além disso, condições técnicas de áudio e vídeo devem ser testadas até o último minuto.

Pratique interatividade

É fundamental que você não fale sozinho. Interaja com os inscritos, provoque reações e perguntas.

Observe os participantes

Seu olhar para o que seu público faz deve ser atento. Observe para estudar possíveis mudanças de percurso que precisem acontecer ao vivo.

Preste atenção às questões técnicas

Durante a execução do seminário ao vivo, é preciso ter um olho acompanhando o desenrolar da parte técnica, verificando se está tudo tranquilo. Caso contrário, você já apela para as saídas planejadas.

E o que vem depois do webinário?

Agradeça e acompanhe a audiência

Crie conteúdo de agradecimento e monitore os participantes do seu webinar, visando construir relacionamento.

Analise métricas e resultados

No planejamento, você teve em vista objetivos e indicadores de sucesso. Então, depois do seu webinário, é a hora de avaliar se foi possível alcançar o que pretendia.

Tenha estratégias de aproveitamento

Você pode gravar seu webinar e oferecer sob demanda, usar trechos em redes sociais, criar e-books e outros materiais a partir dele. Enfim, faça com que o seminário renda novos conteúdos e baseie outros relacionamentos.

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Como divulgar um webinário?

Como falamos antes, a divulgação do seu webinar deve ser parte fundamental da sua estratégia. Para isso, separamos algumas ideias para você divulgar o seu webinário:

E-mail

Além de enviar e-mails para a sua base de leads, você pode incluir um link para o seu webinar na assinatura dos seus e-mails. Assim, você alcança ainda mais pessoas e reforça para quem já se inscreveu que ele está chegando.

Redes sociais

Além dos posts tradicionais, vale começar a pensar estratégias mais pessoais para divulgar o seu webinar. Dependendo da audiência escolhida, soluções como mensagens no Linkedin, listas de transmissão no WhatsApp e grupos no Facebook podem ser boas opções!

Guest posts

Trocar artigos e links com outros blogs da área é sempre interessante para reforçar a sua estratégia de SEO. Mas também pode ser uma excelente maneira de divulgar seus materiais ricos! Aposte em guest posts e não esqueça de incluir CTAs no final!

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Como usar o webinário como ferramenta estratégica?

O webinar é uma solução útil para diferentes gaps na sua comunicação. A seguir, você vai entender melhor a sua utilidade em cada uma das etapas do funil de vendas:

1. Webinário para atrair leads

A fase inicial do processo de vendas é o momento de chamar atenção para a sua marca ou produto. E se você acha que seria cedo para recorrer aos webinars, saiba que, de acordo com a InsideSales 73% dos gestores de vendas e marketing, eles são a melhor maneira de gerar leads.

2. Educar os prospects

Você geralmente lida com uma audiência que nunca tem tempo, mas eles serão todos ouvidos se o foco for aprender a ser melhor e ter mais resultados com as atividades diárias. É a hora de falar melhores práticas e apontar tendências. Use e abuse de conteúdo rico e envolvente, apresentando estatísticas e boas histórias.

E capriche na apresentação visual de toda essa informação. A principal preocupação é oferecer conteúdo valioso, mas sua empresa pode começar a aparecer como parte da solução, desde que se evite aprofundar cases e funcionalidades dos produtos.

3. Fechar negócios

Na etapa final do funil a sua postura é de aquisição de clientes. Você estará conversando com pessoas que já sabem enfrentar um problema real, buscam uma solução e acharam que vale a pena conhecer o que você oferece.

Portanto, esse é o momento de focar nos seus produtos, trazendo cases, falando de valor agregado e provando que sua solução é melhor que as outras. Agora, valem seminários ao vivo de demonstração de uso, convidar clientes para explorar estudos de caso e seções abertas de perguntas e respostas.

4. Fidelizar e aprimorar

Os webinars também são uma excelente estratégia de fidelização, além de uma ferramenta para contínua melhoria da solução que você oferece. Pesquisas do GoToWebinar, inclusive, apontam que cerca de 30% dos seminários virtuais tem foco em gerir relacionamento e retenção de clientes. O processo de onboarding e treinamento contínuo em torno de novas funcionalidades e melhores práticas são ótimos focos nessa etapa.

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Conclusão

Seus webinários podem ser importantes ferramentas para atrair leads, educar seu público e gerar mais vendas. Eles tem um formato flexível, que exige poucos recursos e pode ser usado no futuro para criar diversos outros tipos de conteúdo.

Por isso, ele é fundamental para uma estratégia de Inbound Marketing escalável e efetiva. Com bons materiais ricos, você entrega valor aos usuários e conquista a atenção deles, cada vez mais escassa no mundo em que vivemos.

Portanto, se você ficou interessado no mundo dos webinários, continue acompanhando o nosso Portal! Aqui, nós damos dicas úteis para criar seus webinars, divulgá-los e encantar cada vez mais leads.

Até a próxima!

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