Gerar leads

O poder do webinar para gerar leads

Gummy

Você sabia que um webinar para gerar leads e auxiliar as estratégias de marketing vem funcionando muito bem para empresas de variados segmentos mundo afora? Transmissões nesse formato não apenas entregam conteúdo relevante para um público cada vez mais interessado, como são poderosas aliadas no fortalecimento da marca e na aproximação de usuários segmentados.

Isso mesmo! Os webinários desempenham uma nobre função, que contribui bastante para os desafios do setor marketing, ajudando empresas a se aproximar do seu público. Quanto mais a empresa se aprofunda em nichos e se esforça para conhecer a fundo as dores de cada persona, maior será a relevância do material oferecido e, consequentemente, maior a chance de gerar leads qualificados.

Quando bem nutridos e trabalhados, esses leads representam valiosas oportunidades de venda. Em outras palavras, as transmissões online podem ser usadas em todas as etapas do seu funil de vendas. Quer entender melhor por que o webinar para gerar leads vem ganhando mais e mais importância no dia a dia das empresas? Siga a leitura! Você compreenderá as vantagens e até algumas dicas de webinários que podem ser adaptados a realidade do seu negócio.

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Marketing de conteúdo e webinar para gerar leads

São várias as justificativas para que as equipes de marketing enxerguem os webinários como uma ótima oportunidade para gerar leads. Quando as transmissões são planejadas de forma eficaz, as chances de sucesso são muito altas. Agora, explicaremos a relação entre marketing e webinários. Veja!

O casamento entre marketing de conteúdo e webinários

Uma pesquisa do Content Marketing Institute revela que 42% das organizações apostam em webinários para criar conteúdos relevantes e de impacto para o público. O número continua em ascensão e não é à toa. Dentre as principais vantagens de produzir um webinar para gerar leads estão:

  • Obtenção de dados mais ricos e estratégicos dos espectadores;
  • Crescimento na autoridade de mercado da empresa;
  • Retenção da atenção do usuário;
  • Engajamento mais alto com o público.

A verdade é que, com todas as tendências, inovações tecnológicas dos últimos anos e as mudanças nas jornadas de compra, fica difícil falar sobre marketing de conteúdo sem pensar em webinários na geração inteligente de leads.

Os benefícios da oferta de conteúdo ao leitor

O propósito geral do marketing de conteúdo é oferecer informação atraente em diversos formatos e usando diferentes plataformas. Com esse desafio em mente, cada vez mais empresas, no mundo inteiro, trabalham o marketing de conteúdo através da criação e disponibilização de e-books, infográficos, podcasts, white papers, tutoriais, blog posts e webinários nos seus canais online.

Todos esses materiais são gratuitos e não devem ser vistos como um pitch de vendas. Na verdade, são desenvolvidos com outros objetivos: proporcionar mais aproximação dos clientes, oferecer um conteúdo que seja do interesse deles e, com isso, agregar valor à marca, que pode se tornar referência no assunto e, em muitos casos, um porto-seguro para seu público-alvo.

Quanto mais a empresa estiver preparada para seguir o ritmo imposto pelo novo consumidor e se adaptar a um mercado que muda radicalmente o tempo todo, melhores serão os resultados de suas campanhas. Por isso, é imprescindível acompanhar as principais tendências do marketing de conteúdo, afinal, elas possuem os elementos direcionadores do mercado que ajudam na definição do esforço de investimento nos webinários para gerar leads.

Para que os seminários web tragam os resultados esperados, os profissionais do ramo também precisam considerá-los aliados nas operações. Ter um planejamento bem alinhado e conhecer a audiência à qual a pauta se destina, são cuidados fundamentais quando os webinários são incluídos nas estratégias de marketing das empresas.

Conteúdo de qualidade: webinários satisfazendo um leitor mais exigente

Quando o marketing de conteúdo começou a ser adotado nas estratégias de geração de lead das empresas, a concorrência por atenção na internet era bem diferente. Essa realidade mudou! Mais e mais negócios entenderam que entregar conteúdo relevante pode ser muito proveitoso e contribuir para as vendas. Nessa fase, escrever blog posts de 500 ou 700 palavras bastava.

O cenário é outro! Muitas empresas se lançaram na internet entregando conteúdo relevante e, no atual contexto, é preciso ir além! É aí que entram os webinários. A possibilidade de falar diretamente ao público no formato audiovisual é muito atraente e quando bem aproveitada, se transforma em um diferencial, afinal, nem todas as marcas têm estrutura para produzir conteúdo de qualidade em vídeo.

Uma das grandes vantagens de um webinar para gerar leads é também a principal característica do formato: conteúdo em vídeo. Assistir e reter conteúdo audiovisual e com recursos gráficos é muito mais atrativo para o público do que consumir um e-book de 2000 palavras.

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O potencial do webinar para gerar leads

Se você seguiu a leitura até aqui, certamente, conseguiu perceber o grande potencial do webinar para gerar leads. Abordamos, rapidamente, o impacto direto da transmissão de conteúdos em vídeo e percebemos que os benefícios são percebidos tanto pela empresa, quanto pelos espectadores. Que tal aproveitar o momento para compreender melhor o potencial do webinar na geração de leads?

Reforço de vendas inbound

Se a ideia é fazer webinários que vendem, é essencial que as áreas de marketing e vendas estejam em sintonia nessa tarefa. Esse alinhamento permite que as transmissões sejam pensadas em conjunto, para públicos específicos e objetivos comuns, contribuindo com as vendas inbound. Assim, os seminários se tornam um reforço certeiro para o fechamento de novos negócios.

Fonte de aquisição de clientes

Webinários são ótimas alternativas para solidificar liderança e autoridade de mercado. Quando isso acontece, a performance de vendas da organização apresenta melhorias significativas e, por isso, os webinários também são muito eficientes para a aquisição de clientes. Você sabia, por exemplo, que 82% das empresas veem vídeos como parte fundamental da estratégia e confiam no formato para obter boas taxas de ROI?

Flexibilidade de acesso

Ninguém gosta de negociações engessadas, ligações insistentes, pop-ups que surgem, do nada, na tela a cada minuto, ou e-mails sem relevância. Hoje, a oferta é grande e o acesso é fácil.

Uma das boas características dos webinários é que as plataformas especializadas permitem que as pessoas acompanhem a transmissão quando bem entendem. Elas podem interagir quando querem e o farão somente se o conteúdo parecer interessante para elas.

Oportunidades de aprendizado

Seminários online também oferecem oportunidades de crescimento e incentivam o aprendizado contínuo de temas diversos e mais complexos. Abordam topo, meio e fundo de funil, apresentam dicas, trocam opiniões e respondem dúvidas na mesma hora. Por tudo isso, os webinários funcionam como uma aula completa sobre determinado assunto. Por sinal, uma aula rica, dinâmica e objetiva.

Viu só a importância do webinar para gerar leads e transformar a sua marca? Vamos além!

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Vantagens de um webinar para geração de leads

Quando falamos dos benefícios da oferta de conteúdo ao público pelas marcas, mencionamos algumas das vantagens do webinar para gerar leads. Elas também aparecem no tópico sobre o potencial dos webinários na geração de leads, mas keep calm, elas não acabaram.

Essas três vantagens em que focaremos neste tópico podem ser decisivas para sua empresa adotar, agora mesmo, os webinários na estratégia de marketing para gerar leads. Veja!

Mais interação com o público

Na internet, as empresas correm o risco de tornar os relacionamentos e interações muito impessoais. A maioria dos recursos não tem muita empatia e é mais difícil fidelizar clientes. Basta pensar que, agora, o consumidor não precisa estar em uma loja para conhecer um produto. A internet tem tudo!

Os webinários são ótimos nesse contexto, pois seguem o caminho oposto da impessoalidade entre marcas e clientes. Como são transmissões em vídeo - e ao vivo na maioria dos casos - eles têm a capacidade de estreitar os laços entre as marcas e os consumidores, gerando momentos importantes de interatividade entre quem vende e quem compra.

Mais proximidade e empatia

Por mais bem escritos que estejam, um e-book e um blog post não conseguem proporcionar a mesma proximidade entre o público e as marcas do que um webinar. O fato de o espectador enxergar uma pessoa falando e interagindo com o público aproxima os potenciais clientes e a empresa se torna mais empática na visão deles.

Mais do que vender produtos e serviços, as marcas podem ensinar sobre seu uso e tirar dúvidas específicas do público muito prontamente. Essas características dos webinários tornam as marcas muito mais queridas pelo consumidor.

Coleta de dados assertiva

Há diversas formas de conhecer seus espectadores ao trabalhar com webinários na geração de leads. Através da captura de e-mails na página de inscrição, da interação em tempo real, das taxas de abertura de materiais enviados no período pós-transmissão e muito outros.

Cruzar e analisar essas informações é um trabalho indispensável em tempos de transformação digital, pois oferece insights esclarecedores sobre preferências, necessidades, expectativas e níveis de maturidade de cada um.

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O que fazer depois de gerar leads?

Muito bem! Os leads foram gerados com sucesso. E agora? Conquistar novas possibilidades de negócio é como um relacionamento de amor entre duas pessoas. É quase um cortejo da marca para o lead.

Mas trabalhar somente na conquista não basta. Há muito trabalho pela frente se a organização quer fazer essa nutrição e cumprir bem todas as etapas antes de formalizar uma venda.

O fio condutor do marketing de conteúdo, aliás, é aproveitar todas as abordagens digitais para se fazer presente na vida das pessoas. Tornar a marca uma referência, atrair, reter e fidelizar consumidores.

Por isso, produzir webinários considerando cada etapa do funil de vendas é uma jogada de mestre para as empresas. Para planejar transmissões que sejam fiéis à jornada de compra do cliente, preste atenção às seguintes etapas:

  1. Conscientização: neste primeiro contato, o que a marca deseja é chamar a atenção de um público específico. Para fazê-lo, o ideal é utilizar o potencial inspirador e gerar autoridade, com a apresentação de temas que sejam atuais no seu segmento. Um exemplo: possui uma loja de varejo que vende calçados de diversas marcas? Pode gravar um webinário mostrando tendências e lançamentos disponíveis na loja.
  2. Educação: o segundo estágio está diretamente relacionado à criação de um vínculo com os leads que foram gerados e estão um pouco mais maduros do que na fase anterior. Agora, o caminho é explorar a experiência, adotar uma abordagem exclusiva e apresentar a proposta de valor da empresa. Tudo sem tentar vender nada! Exemplo: um webinário para mostrar os cuidados necessários com o uso de saltos altos para não prejudicar as articulações.
  3. Fechamento: agora, sim, é o momento de ter uma abordagem um pouco mais agressiva. O lead demonstrou interesse na solução e precisa apenas ser convencido de que vale a pena efetuar a compra. Aproveite essa etapa para organizar webinários com demonstrações de produtos e funcionalidades, destacando cases de sucesso. Exemplo: um webinário destacando 5 benefícios de determinada linha de calçadas esportivos.
  4. Lealdade e retenção: não esqueça dos seus clientes depois que a venda se concretiza. Parece óbvio, mas muitas empresas pecam aqui. É nessa etapa que o verdadeiro encantamento entre marca e consumidor pode começar. A empresa deve mostrar sua preocupação com o sucesso do novo cliente, utilizando as transmissões para aprofundar questões específicas sobre o produto ou serviço contratado. Exemplo: além de tirar dúvidas, a marca pode mostrar produtos, fazer sugestões de uso e combinações de look para um calçado específico.

Vale lembrar que leads qualificados têm mais urgência. Nesses casos, não há tempo a perder. Os follow-ups têm que ser rápidos e assertivos. O envio de novos materiais deve estar de acordo com as expectativas desses leads e a comunicação precisa ser bastante transparente.
Nunca esqueça que o potencial do webinar para gerar leads não se restringe à captação. Essa é apenas a pontinha do iceberg, o começo de uma relação duradoura, uma porta que se abre para uma infinidade de oportunidades e chances de surpreender.
Você está por dentro dos principais benefícios e pode adaptar nossas sugestões de webinar para a sua realidade. De qualquer forma, pode ter certeza que os vídeos têm muito potencial nessa tarefa e ajudarão sua marca a expandir as vendas. Ouse!

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