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O potencial do webinar para vendas inbound

Gummy
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O conceito de inbound marketing se diferencia por alguns fatores básicos. O primeiro deles é o próprio fundamento de nutrir prospects e leads com conteúdo de qualidade, tendo o relacionamento como base para a geração de vendas e fidelização de clientes. Outro fator característico é a automação das ações, que agiliza o processo, facilita o monitoramento de resultados e torna as equipes mais focadas e aptas ao fechamento de negócios. Nesse contexto, o webinar é uma das estratégias de marketing digital cada vez mais adotadas pelas empresas. Segundo a State Video Marketing de 2017, a receita de quem faz seminários online chega a ser 49% superior. Ou seja, vale a pena trazer webinar para a sua política inbound como ferramenta potencializadora de vendas.

O webinar reforçando suas vendas

E se os vídeos se tornam cada vez mais representativos, devendo corresponder a 80% de todo o tráfego de internet nos próximos anos, os profissionais de marketing também não têm dúvidas da validade de seu uso. Uma pesquisa da OptionMonster detectou que eles geram 66% mais leads qualificados, sendo utilizados por 81% das empresas. O webinar foi ferramenta para 44% das equipes de marketing que responderam ao State Vídeo Marketing de 2017, com 87% delas avaliando a estratégia como bem-sucedida e 49% pretendendo seguir realizando tais seminários durante 2018.E se a ideia é fazer webinars que vendem, é crucial uma boa integração entre as áreas de marketing e vendas. Um ponto de partida básico é a busca por objetivos comuns, traçando temas que atendam às expectativas de ambas as áreas. Essa definição conjunta vai permitir traçar temas e tipos de seminários certeiros para o fechamento de negócios, entendendo em qual etapa do funil e perfil de clientes investir, com que conteúdo e acompanhando quais métricas.

Parceria também no mix promocional e de conteúdo

O material promocional e o conteúdo desenvolvido para os webinars também devem surgir desse diálogo entre as áreas de marketing e vendas, como forma de alcançar os melhores resultados estratégicos. Os vendedores devem avaliar se há alguma mensagem pendente no conteúdo do webinar e participar ativamente da divulgação do seminário online. É comum os profissionais de marketing agirem sozinhos na etapa de promoção, mas o esforço conjunto vale a pena. Enquanto o marketing conhece muito sobre ações de divulgação massiva, o staff de vendas domina uma abordagem mais pessoal e comercial. E tudo deve prosseguir com uma boa ação integrada pós-webinar, que foque na efetiva geração de vendas.

Sintonia fina para o sucesso do webinar no seu marketing digital

A garantia de que marketing e vendas estejam muito conectados em cada etapa da estratégia do webinar, numa atuação que reverta efetivamente em bons negócios, passa pela atenção a algumas dicas.

No planejamento:

  • Marketing e vendas devem avaliar cada estágio do funil de vendas, atacando os leads com conteúdos específicos para cada etapa da jornada;
  • Isso determina o objetivo fundamental do webinar, os indicadores e métricas a monitorar, bem como direciona o conteúdo mais alinhado à estratégia e meta traçados;
  • Uma avaliação em parceria do conteúdo deve ser feita, visando alinhá-lo às necessidades de marketing e também potencializá-lo para as vendas.

Na divulgação e promoção:

No pós-webinar:

  • É hora de marketing e vendas se aliarem na análise em torno de dados como o número de inscritos e participantes, taxa de respostas à pesquisa de satisfação, além, é claro da avaliação dos resultados atingidos nos KPIs planejados;
  • Para aproveitar a repercussão do webinar, o marketing deve garantir que a área comercial está municiada de bons e-mails e conteúdos para fazer com que os leads possam seguir percorrendo etapas da jornada de compras, rumo ao fechamento de negócios. Uma das primeiras estratégias, nessa linha, é uma mensagem de agradecimento, a ser enviada em, no máximo, 24 horas.

Agora é seguir a rota de sucesso e colher as vantagens dos webinars com sabedoria. Não perca a chance de usar essa ferramenta em favor da potencialização das suas vendas. Confira 7 estatísticas para analisar antes de começar um webinar!

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