Treinamento Corporativo

Webinar na prática: garanta engajamento do começo ao fim

Por oferecerem uma oportunidade única de interagir e reunir dados específicos sobre seu público-alvo em tempo real, as conferências online, mais conhecidas como webinars, surgem como uma estratégia fundamental, em se tratando das estratégias de marketing de conteúdo. O webinar na prática, por sinal, alinha-se ao crescimento do uso dos formatos de conteúdo em vídeo, bastante apontado por diversas pesquisas que investigam as grandes tendências digitais para o mundo dos negócios.Um levantamento da Gartner, por exemplo, prevê que em em 2018, 75% dos funcionários das grande corporações interagem com vídeos, em seus diferentes formatos, cerca de 3 vezes ao dia. O HubSpot ainda aponta que 75% dos executivos assistem vídeos relacionados ao trabalho, pelo menos uma vez por semana, sendo que 59% deles preferem consumir informação nesse formato a ler artigos, por exemplo.Em se tratando de trazer esse protagonismo dos vídeos para as ações de marketing, eles são apontados como parte das ações de conteúdo implementadas por 79% dos profissionais de marketing, com 66% deles usando os seminários virtuais. Ou seja, o webinar na prática, é uma ferramenta poderosa. Mas é preciso ter em vista que para colher seus bons resultados, o engajamento é quesito fundamental.

A boa narrativa trazendo engajamento

Uma narrativa convincente, baseada em conteúdo consistente e com o apoio de elementos visuais estimulantes são alguns dos elementos fundamentais para uma apresentação que cative sua audiência. Esse é o caminho que vai fazer a diferença.Contar histórias e trazer experiências pessoais, humanizando o marketing, é uma outra estratégia para garantir atenção e participação do público. Isso também é o que tem feito o sucesso das marcas que investem em storytelling. Por isso, traga vivências, estudos de caso, saiba ser um contador de boas histórias, bem ilustradas com recursos como gráficos, slides e fotos. Isso traz vida ao seu webinar e o faz mais próximo da realidade cotidiana de quem o acompanha.

Para acertar o tom e a narrativa, siga as dicas

  • Seja expressivo e fale com paixão;
  • Use as pausas como elementos dramáticos e pontos de atenção para pontos essenciais do discurso;
  • Fale com e não para a sua audiência, usando elementos de singularização;
  • Contar com mais de um orador também é investir num discurso mais atrativo;
  • Traga belas fotos, slides bem pensados, trechos de vídeos e tudo mais que prenda seu espectador. Ou seja, você também deve abusar dos recursos multimídia;
  • Elementos como brindes para quem participar ou acompanhar a conferência até o final também funcionam para trazer mais engajamento.

Interação é impacto para seu webinar na prática

A tarefa de manter seu público ligado no seu seminário virtual nem sempre é tão simples. Algumas estatísticas permitem dimensionar esse desafio, demonstrando que 10% dos participantes abandonam um webinar durante seu andamento. E aí é que entra em jogo a interatividade.Na visão de alguns importantes especialistas no assunto, o ideal, para fazer frente à competição com as tantas informações que convidam sua audiência à distração, é um convite a alguma participação a cada três ou quatro minutos. Essa alta participação vai manter o público motivado e engajado.

Para ter mais interação, siga as dicas

  • Procure chamar os participantes pelo nome. Destaque quem está chegando para acompanhar;
  • Cative nos primeiros cinco minutos, trazendo experiências relevantes em torno do tema que está tratando;
  • Poste documentos e dados no chat, como forma de manter a atenção e estimular os participantes a acompanharem e fazerem perguntas e considerações;
  • Procure manter contato visual com a webcam. Isso traz mais proximidade com quem está do outro lado da tela;
  • Use votações e sessões de perguntas e respostas como recursos de diálogo;
  • Tente limitar participações de painelistas ou possíveis intervenções da audiência a três minutos para tornar sua conferência virtual mais dinâmica;
  • Use uma call to action atrativa no final da apresentação e invista em ações interativas de relacionamento pós-evento;
  • Disponibilize seu webinar on demand imediatamente. Pesquisas indicam que 49% dos participantes reveem o conteúdo, depois do seminário ao vivo e 34% compartilham o material por e-mail com colegas e stakeholders.

Com todas essas dicas em mente, fica muito mais fácil planejar e executar um webinar na prática de sucesso, não é mesmo? Use e abuse delas para garantir conferências cativantes, interativas e que entretenham seu público. Esse é o caminho para que a audiência não desista de você!

Compartilhar

Conte sua história. Alcance mais pessoas. Amplie seus negócios.

Faça um teste grátis