Treinamento Corporativo

Estratégia de Marketing: Transforme o Webinar em um aliado

Gummy
Gummy

Talvez você não saiba, mas existem diferentes tipos de webinars que podem ajudá-lo com a sua estratégia de marketing para você avançar em cada etapa na conquista de um cliente. Desde a conscientização do problema até a consideração da solução, os webinars são ferramentas poderosas para converter leads em clientes. Confira nosso conteúdo e saiba como aumentar sua taxa de conversão em vendas! Vamos lá!

Expanda sua consciência de marca.

Durante a etapa de conscientização, você deve dar atenção ao seus prospects, que não são familiares à sua empresa. O primeiro contato é essencial neste momento e os webinars são comprovadamente mais eficazes para iniciar uma conversa. De acordo com o InsideSales, 73% das vendas B2B e dos lideres de marketing afirmam que um webinar é a melhor estratégia de marketing para a conversão de leads. Aqui estão algumas dicas para criar consciência em webinários:

  1. Use os webinars para co-marketing: Una-se a empresas ou pessoas influentes que possam expandir seu alcance a fim de conduzir mais leads com menos trabalho e produza novos conteúdos especializados que você não teria know-how para fazer sozinho. Desta forma, você poderá dividir suas experiências. Trabalhe para conseguir inscrições, enviando e-mails através do banco de dados de ambos, promovendo seus websites, blogs e perfis nas redes sociais. Essa é a vantagem de se ter um network, pois juntando o co-marketing ao webinar, você aumenta a consciência de marca na cabeça do consumidor.
  2. Não dê um tom de vendas: Nesta etapa, o webinar tem todo seu público, portanto não vá fortemente para vendas e não fale muito sobre si mesmo. Pense que você está em um primeiro encontro, onde existe o desejo de querer saber mais sobre o outro. Você quer mostrar a ele que você é confiável, afinal, você se importa.
  3. Conheça seu público: Um webinar é uma ótima plataforma para interagir com os seus clientes e aprender mais sobre eles. Use algumas dúvidas dos participantes e as responda através de suas pesquisas. Você pode usar essas informações para personalizar seu posicionamento de acordo com cada um, respeitando as demais experiências do consumidor.

Exemplos de Webinar de Conscientização:

  • As 5 tendências mais estúpidas de mercado digital de 2017, que você deveria abandonar;
  • As previsões de 2018 para CMOs de Serviços Financeiros;
  • 5 hacks de crescimento que todo líder de startup deveria tentar.

Prospects educados

Você ficará surpreso ao saber que a média de participantes de uma sessão de webinar é de 61 minutos, de acordo com o anuário “Big Book of Webinar Starts”. Ou seja, quando as sessões apresentam um conteúdo rico, envolvente, visual e interessante, com estatísticas relevantes e histórias memoráveis que oferecem melhorias para o próprio trabalho, elas são muito bem recebidos. Nesta fase, seu webinar deve posicionar o seu produto. Ele deve destacar um problema e um posicionamento de sua empresa como parte da solução. Por isso, é recomendado não se aprofundar muito nos cases e recursos essenciais para o seu produto - ainda. Exemplos de webinars na etapa de educação:

  • Calculando o ROI de suas campanhas em 3 passos;
  • A nova forma de personalizar seus e-mails marketing;
  • 10 melhores práticas para (realmente) alcançar vendas e alinhar o marketing.

Fechar acordos

No momento em que seus potenciais clientes estão prontos para se unir a você para um webinar sobre a etapa de decisão, você ganhou seu interesse ao demonstrar que eles enfrentam um problema real e precisam de uma solução.Agora é hora de se transpor para uma postura de venda. Seus prospects provavelmente estarão conduzindo sua própria pesquisa em soluções e um webinar pode dar-lhes outra ótima oportunidade para mostrar seu produto, demonstrar seus estudos de casos e valor e mostrar porque a sua solução é a melhor que ele poderia escolher.Ao realizar um webinar você permite a inclusão de um conteúdo rico e interativo, que não seria possível com outro formal. Você pode fazer uma live-demo do seu produto ou realizar um teste com a concorrência, por exemplo. Dessa maneira, você instiga o consumidor a discutir como seu produto deve ser usado com sucesso. Você pode - e deve - incluir um espaço para perguntas e respostas para seus prospects terem suas questões respondidas. Exemplos de um webinar em fase de decisão/fechamento:

  • 10 motivos para uma companhia de seguros efetivamente proteger seus dados;
  • Live-demo: a personalização de website em 3 etapas simples;
  • Como [cliente de grande nome] fecha mais ofertas com [nome da empresa].

Melhorar o atendimento, lealdade e retenção de clientes

De acordo com uma pesquisa do GoToWebinar, 31% de todos os webinars são projetados para a administração e retenção de clientes. Isto mostra que uma das maneiras mais atuais e eficazes de obter-se novos clientes é fornecer treinamento contínuo sobre novos recursos e melhores práticas. Neste ponto, você já usou os webinars com sucesso para atrair prospects e ganho alguns clientes. Aproveite para fidelizá-los e otimizar a venda de seus produtos.Exemplos de webinar para retenção/fidelização de clientes:

  • Como começar a funcionar na [plataforma da sua empresa] em minutos;
  • Dicas e truques para tirar o máximo partido da [plataforma da sua empresa];
  • 10 dicas que todo usuário de [plataforma sua empresa] deveria saber.

Com os webinars como estratégia de marketing, fica mais fácil planejar seminários online para cada etapa da jornada de compra, não é mesmo? É importante atentar-se às abordagens mais adequadas para topo, meio e fundo de funil, para não oferecer seu produto/serviço antes da hora e espantar prospects. Continue acompanhando nosso portal e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo dos webinars!

Compartilhar

Conte sua história. Alcance mais pessoas. Amplie seus negócios.

Faça um teste grátis