Mobilidade Corporativa

Vídeos para Treinamento de Equipe: otimize o processo de aprendizagem

Gummy
Gummy

Qualquer empresa que esteja disposta a permanecer firme no mercado e vencer a concorrência certamente enxerga na capacitação de colaboradores uma oportunidade de se manter no páreo. Com a popularização de dispositivos móveis e o acesso facilitado à internet, o investimento em vídeos para treinamento de equipe cresceu exponencialmente.Por quê? Pelo simples fato de oferecer inúmeras vantagens - tanto para a empresa quanto para funcionários.No atual ambiente de treinamento corporativo, o vídeo desempenha várias funções importantes: padroniza processos de integração, fornece demonstrações de produtos ao vivo para promover o aprendizado social e pode até incluir o treinamento por especialistas no assunto.Vamos ver como é possível otimizar o processo de aprendizagem através da disponibilização de materiais multimídia?

Vantagens dos vídeos para treinamento de equipe

Um dos principais benefícios da adoção de vídeos para processos de capacitação é que a mídia fornece uma experiência de treinamento consistente para todos os funcionários. Independentemente do tempo de duração, podem ser transmitidos ao vivo e disponibilizados para acesso posterior, ficando disponíveis a qualquer momento e em qualquer lugar. Não apenas em computadores, mas também em tablets e smartphones.A verdade é que utilizar webinars para treinar colaboradores é uma medida inteligente.

  • Economiza custos;
  • Simplifica os processos de planejamento e instrução;
  • Entrega conteúdos específicos a públicos específicos;
  • Dá mais flexibilidade às equipes;
  • Elimina a necessidade de deslocamento e cumprimento de horários;
  • É altamente expansível;
  • E ainda aumenta os níveis de excelência da organização;

Mas como é possível otimizar o processo de aprendizagem e utilizar vídeos para treinamento de equipe de maneira abrangente e eficaz? Bem, são várias as ocasiões nas quais você pode adotar transmissões em vídeo voltadas à capacitação de pessoas.

Começando pelo onboarding

A contratação de novos funcionários é sempre um marco para a empresa. Sinal de que os negócios estão expandindo e que a presença de especialistas é indispensável para o sucesso da organização.Porém, toda vez que um novo profissional é integrado à equipe, existe um processo de onboarding indispensável para que as coisas aconteçam com mais naturalidade. Em vez de dedicar alguém do time para fazer este treinamento inicial, vídeos de apresentação podem se tornar verdadeiros aliados.

Atualizações periódicas

Tenha roteiros bem estabelecidos e você poderá, também, investir em vídeos para atualizações periódicas de colaboradores de determinados segmentos. Transmissões desse estilo são fantásticas, pois permitem acessos em horários flexíveis e podem ser acessadas posteriormente, sempre que uma dúvida surgir.Pense, por exemplo, em demonstrações de produtos, descrições de serviços e até mesmo a implementação de novas funcionalidades ou a apresentação de recursos adicionais. Basicamente todas as atualizações podem ser apresentadas em vídeos - sejam eles dedicados ao time interno ou aos clientes, caso a empresa julgue necessário.

Conferências regionais ou globais

Eventos ao vivo podem ser complicados de organizar, até mesmo pelo simples fato de exigirem planejamento prévio de todos os presentes. Quando passamos a considerar a adoção de vídeos para treinamentos de equipe, o oferecimento de conferências deixa de ser uma dor de cabeça e passa a apresentar-se como uma ferramenta importante para o compartilhamento de informações.Tais eventos podem tanto ser destinados a determinadas regionais quanto abranger audiências de diversas filiais, contribuindo até mesmo para maior engajamento entre os times.

Compartilhamento de informações

A utilização de vídeos na rotina da organização é tão abrangente que pode até mesmo servir para compartilhar decisões tomadas em uma reunião ou conhecimento que deve ser repassado a um grande número de colaboradores. Insights, brainstormings, abordagens e posicionamentos específicos são facilmente repassados para as pessoas certas no momento adequado, evitando-se falhas de comunicação ou esquecimento de detalhes importantes.A verdade é que otimizar o processo de aprendizagem ficou muito mais fácil com a transformação digital. A produção de vídeos é uma das maneiras mais eficazes, rápidas, econômicas e flexíveis de transmitir informações.Webinars, sejam eles ao vivo ou gravados, são democráticos, podem ser acessados a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, de qualquer lugar do mundo e por qualquer pessoa com permissão de acesso. Além disso, vídeos destinados ao treinamento de equipes podem ser vistos e revistos sem limitação de vezes, sempre que uma dúvida aparecer, possibilitando a troca de informações em tempo real, bem como o aprofundamento sobre temas específicos, sempre que a empresa sentir a necessidade de detalhamento.Se ainda tiver dúvidas sobre a produção de vídeos para o treinamento de colaboradores, pense não apenas na eficiência como também na economia de tempo e investimento. Transmissões, ao vivo ou gravadas, reduzem significativamente os custos de capacitação.A IBM, por exemplo, descobriu que 40% dos custos de treinamento eram destinados apenas a viagens e hospedagens. Quando passou a adotar uma plataforma de aprendizagem online, a organização economizou quase 580 milhões de dólares em dois anos. Estima-se que, em geral, empresas chegam a economizar entre 50 e 70% ao adotar vídeos para treinamento de equipe no lugar de capacitações presenciais.

Compartilhar

Conte sua história. Alcance mais pessoas. Amplie seus negócios.

Faça um teste grátis