Dicas de Webinar

Como preparar um roteiro para webinar?

Gummy
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Garantir a eficácia de uma transmissão ao vivo vai muito além de simplesmente definir um tema e aparecer no horário marcado. Elaborar um roteiro para webinar é essencial para aumentar as chances de conversão, atrair leads qualificados e oferecer a melhor experiência para os espectadores. Portanto, planejamento é a palavra chave antes, durante e após este processo.Criar um roteiro para webinar é extremamente necessário por diversos motivos.Quando pensamos antecipadamente, fica mais fácil prevenir falhas de última hora, por exemplo. Também conseguimos pensar com maior clareza nas formas de gerar engajamento com o público, desdobrar temas de interesse e manter a apresentação relevante do início ao fim, evitando os famosos brancos e desvios desnecessários.Resumidamente, podemos dizer que criar um roteiro para webinar faz com que você esteja melhor amparado para entregar conteúdo de qualidade aos inscritos. E isso, diante de tanta briga pela atenção dos usuários, é um fator super importante para empresas de qualquer segmento.

Principais dicas para criar um roteiro para webinar

Elaborar um roteiro para webinar é uma ação composta por diversos momentos distintos. Afinal de contas, não basta apenas jogar as ideias no papel e esperar que as coisas aconteçam sozinhas.Separamos abaixo um passo a passo simples para que suas transmissões sejam as melhores possíveis daqui para frente. Anote estas dicas e comece agora mesmo a pensar seu próximo roteiro para webinar:

#1 Quais são os seus objetivos?

Esta é a primeira pergunta a ser respondida ao planejar um webinar. O que você busca com a transmissão? Faça uma lista de ideias e trace metas a serem atingidas. Estes tópicos servirão de guia para a elaboração de um roteiro e deverão servir de base para toda e qualquer ação daqui por diante.Você pode, por exemplo, querer atrair novas pessoas para seu site, acelerar a jornada de compra dos leads ou fortalecer a marca frente aos seus consumidores. Nossa única consideração é: não queira fazer milagres.Você não conseguirá atingir todos os seus objetivos com uma única transmissão. É um trabalho de construção, que acontece aos poucos. Portanto, trace metas atingíveis para evitar frustrações e observe o que pode ser melhorado nas próximas edições.

#2 Qual será o tema abordado?

O assunto tratado no seu seminário online é extremamente importante para atingir seus objetivos. Por isso, o tema deve ser pensado com cautela. Novamente, não tente resolver todos os problemas do mundo. Foque nas metas e, mais importante, nas dores das suas personas.Uma das maneiras mais eficientes de saber quais temas podem ser abordados é conhecer seus clientes. Como você pode ajudá-los a resolver um problema específico? Quais são as expectativas que eles têm com relação à sua marca? O que você pode fazer para tornar a vida deles mais fácil?Veja o que as pessoas têm dito nas suas redes sociais, analise as principais dúvidas, veja quais são as palavras-chave que trazem visitantes aos seus conteúdos e observe os termos pesquisados que tenham a ver com o seu negócio. Todas essas informações podem se transformar em insights e gerar um roteiro para webinar bem interessante!

#3 Como você dividirá o roteiro?

Pense nos filmes, nos livros e nas músicas que você mais gosta. Apesar de serem produtos distintos, todos seguem uma espécie de roteiro. O objetivo? Fazer com que o público continue interessado, do início ao fim. Ou seja, evitar a chatice.Um roteiro para webinar segue esta mesma linha de raciocínio. Você não quer que seu conteúdo se torne chato para os inscritos. Para fugir da monotonia e aumentar as chances de prender a atenção dos espectadores e gerar mais interação ao vivo, pense na sua transmissão em blocos: introdução, desenvolvimento e conclusão (sim, tipo aqueles trabalhos de escola - e você ainda pensou que nunca mais seriam úteis!).A introdução, geralmente, é rápida (leva de 5 a 10 minutos, no máximo) e conta com uma contextualização básica antes do aprofundamento do tema. O apresentador conta um pouco da sua história e apresenta os tópicos que serão tratados durante o webinar. No desenvolvimento, que dura de 20 a 30 minutos, é hora de traçar uma linha de raciocínio que aborde as principais questões. Quanto mais dinâmico, melhor.Por fim, a conclusão é o momento de deixar que o público interaja e faça perguntas, que devem ser respondidas ao vivo. Reserve uns 10 minutos para essa interação final. Lembre-se, ainda, de finalizar com um call-to-action. O CTA, ao final da transmissão, nada mais é do que um convite que incita algum tipo de ação dos espectadores.Pode ser o download de um material rico, uma pré-inscrição para o próximo seminário ou o oferecimento de um conteúdo extra relacionado ao tema abordado. Não leve mais do que 5 minutos para finalizar a transmissão.

#4 Qual será o tempo da apresentação?

Por falar em tempo, um evento longo demais torra a paciência de qualquer um. Estabeleça um tempo máximo para a transmissão. Pense que um roteiro para webinar precisa ser fluido, agradável e interessante para suas personas. Mais vale fazer uma transmissão sequencial, em outra data, para aprofundar certos assuntos, do que querer abordar tudo em uma ocasião só e correr o risco de perder pessoas pelo caminho.Não enrole. Não deixe seu webinar longo demais. Use o roteiro como guia, inclua os principais tópicos, reserve um tempo para dúvidas e tente não se perder no desenrolar da apresentação. Seja objetivo e prático, ofereça aos usuários o que eles querem ouvir, vá direto ao ponto.Em geral, webinars têm duração média de 45 minutos.

#5 Qual será o formato do webinar?

Por fim, estabeleça o estilo da sua transmissão. Os formatos mais comuns incluem entrevistas, perguntas e respostas, mesa redonda e divulgação de produtos e serviços. Com base nos objetivos da empresa, nas expectativas do público e no assunto a ser abordado, qual será a melhor forma de apresentar o webinar para suas personas?Uma entrevista inclui a presença de um expert no tema e é uma ótima maneira de engajar a audiência, que terá chances de interagir ao vivo com uma pessoa de referência na área de atuação.O esquema de perguntas e respostas também é eficiente no engajamento com as pessoas e torna o evento mais dinâmico. Cuidado apenas para não deixar o escopo amplo demais e acabar gerando perguntas muito abrangentes. Defina bem o assunto e organize a ordem das respostas para não correr o risco de frustrar seus espectadores.A mesa redonda é como um painel de discussão, e conta com a participação de pelo menos dois convidados e um mediador. É uma roda de conversa entre pessoas relevantes para aquele tema e oferece visões distintas ou complementares sobre um mesmo assunto.Já a divulgação de algum produto ou serviço é a utilização do espaço para fazer uma espécie de lançamento, explicar o funcionamento de alguma nova funcionalidade ou apresentar um outro recurso, por exemplo. Tem uma pegada bem institucional e é um formato com bastante poder de convencimento para os leads que estão na fase de consideração de fechamento de negócio.Um roteiro para webinar inclui tudo isso. É a materialização da visão geral da transmissão, uma forma de garantir o alinhamento entre os objetivos da organização e as necessidades do público.Portanto, não pule esta etapa. Webinars são perfeitos aliados quando buscamos mais tráfego, autoridade de marca, conteúdos relevantes, aumento de leads, engajamento do público e maior rentabilidade. Mas, como todas as estratégias de vendas e branding, só funcionam quando muito bem planejados.

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