Dicas de Webinar

Existem hora e dia certos para fazer um webinar?

Gummy
Gummy

Assim como o horário nobre da televisão e as sessões mais cheias do cinema, também existe um melhor horário para webinar. Escolher a hora e o dia certos para a transmissão é uma das maneiras mais eficazes de garantir maiores engajamento e índices de conversão para a empresa.Prepare-se para descobrir a maneira mais fácil de definir um intervalo de tempo para sua live seguindo estes pontos:

  1. Sua audiência;
  2. Os feedbacks recebidos;
  3. O fuso horário;
  4. O dia da semana.

Vamos lá?

Defina agora os melhores horários para seu webinar

Para definir o melhor horário para o seu webinar, é preciso considerar alguns pontos cruciais e fazer perguntas-chave que irão te ajudar a estabelecer esse período.

Sua audiência

A primeira coisa a levar em conta antes de chegar a uma conclusão, é que o horário de transmissão precisa ser mais adequado à sua audiência, não necessariamente à rotina da empresa ou do convidado.Se for possível chegar a um consenso que seja perfeito para todos os envolvidos, maravilha. Mas lembre-se: o foco está no consumidor do seu conteúdo. Portanto, todas as fases de planejamento e concretização do webinar têm que seguir essa mesma ideia. Sem participantes, a transmissão não tem propósito. Pense nisso!Entenda, ainda, que as pessoas não costumam inscrever-se com muito tempo de antecedência. Segundo informações do GoToWebinar, a procrastinação é uma constante. Cerca de 27% dos cadastros são feitos de dois a sete dias antes da transmissão e 33% deles acontecem no mesmo dia.Ou seja, 60% da sua audiência prefere garantir uma vaga para o webinar na mesma semana do agendamento.Isso não quer dizer que você deva deixar tudo para o último instante. Até porque os outros 40% o fazem com antecedência. Porém, agrade a todos. O ideal é iniciar a divulgação de três a quatro semanas antes do dia D.

Os feedbacks recebidos

Com base no seu histórico, já é possível ter uma boa noção sobre quais transmissões renderam mais e porquê. É bem provável que webinars com temas corporativos sejam acessados por muitos durante o horário comercial. Por outro lado, aqueles que tratam sobre assuntos mais leves e não necessariamente profissionais, são assistidos durante as horas de lazer ou fora do ambiente de trabalho.Depois de conhecer a fundo as preferências da sua audiência, perceba o que foi dito sobre outros temas abordados, quais dias da semana e horários ofereceram maior engajamento, os comentários e sugestões recebidos. Qualquer insight é válido para tentar afunilar as opções e definir o melhor horário para o seu webinar.Se ainda não há material suficiente para tirar uma prévia ou identificar um padrão, invista em enquetes, formulários e pesquisas. Essa aproximação com seu público-alvo pode iniciar muito antes da transmissão em si.Busque as informações necessárias para chegar a uma conclusão que esteja de acordo com as expectativas da sua audiência, escute o que as pessoas têm a dizer e, se necessário, aprofunde a abordagem.Isso pode ser feito tanto através das redes sociais, quanto também via e-mail, formulários disponíveis na página de inscrição, calls-to-action em blog posts, entre outros. Novamente, o rumo que você vai seguir tem por base as necessidades e expectativas daqueles que têm ou podem vir a ter interesse em consumir o conteúdo gerado pela sua equipe.

O fuso horário

Vídeos ao vivo são ótimos para promover a comunicação direta e engajar melhor seus participantes. Mas, em se tratando de internet, vale sempre reiterar que o seu site pode ser acessado por pessoas em qualquer parte do mundo - com fusos extremamente diferentes.Leve a questão em consideração - especialmente se você já tem seu público bem segmentado e sabe, por exemplo, que os maiores acessos vêm do Brasil e, digamos, da Bolívia.É importante registrar aos usuários que a hora da transmissão tomará por base o país do organizador. Informar isso de forma clara elimina possíveis falhas de comunicação e também estabelece uma rotina transparente e intuitiva entre a empresa e o consumidor.Ah, e não se esqueça de que essa regra também vale para seus convidados. Pode ser que sua organização trabalhe com colaboradores e parceiros localizados em diferentes partes do globo. Portanto, é imprescindível alinhar o horário correto com eles para evitar transtornos posteriores.Na dúvida, apele para os buscadores. Basta uma pesquisa rápida por “fuso horário” para descobrir a hora certa em praticamente qualquer lugar do planeta.E, já que o mundo tem horários diferentes, é importante disponibilizar a gravação para aqueles que não puderam acompanhar ao vivo ou desejam rever a apresentação posteriormente. Há pesquisas que afirmam, aliás, que 84% dos clientes B2B preferem os replays.

O dia da semana

Neste tópico, há um porém importante: o que funciona em um lugar, pode não funcionar em outro. Se, nos Estados Unidos, pesquisas descobriram que o melhor dia para a transmissão de um webinar é terça-feira, na China pode ser que seja sábado.O que queremos dizer é que não existe uma verdade absoluta, nem uma regra que se aplique a todos. Foi por isso que colocamos como tópico número #1 aquele que fala para focar os esforços e conclusões na sua audiência. São as suas pessoas que ditarão as regras.Mas, podemos também compartilhar com vocês o que é dito pela maioria. Em resumo, descobrimos que o meio da semana é o mais indicado para fazer transmissões. Segunda e sexta são dias, em geral, muito movimentados. Portanto, terças, quartas e quintas tendem a render melhor do que os outros dias.Evite marcar webinars muito seguidos. O ideal é manter a média máxima de um por semana - é o tempo que a maioria das pessoas se dispõem a investir para produções desse tipo.E, já que estamos num papo tão bom, aqui vai uma dica extra: programe seus webinars para que durem de 30 a 45 minutos. Qualquer coisa mais rápida que isso parece não agregar conteúdo relevante, e qualquer coisa muito além disso se torna cansativa e desinteressante.Precisa saber mais sobre webinars ao vivo? Veja como se preparar.

Compartilhar

Conte sua história. Alcance mais pessoas. Amplie seus negócios.

Faça um teste grátis