Dicas de Webinar

Fazer webinar: os principais desafios para ter sucesso

Gummy
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Você sabia que a Cisco projeta que, em 2019, os vídeos representem 80% do tráfego de internet? É um indicativo do potencial de envolvimento trazido pelo uso dos vídeos, aliado à interatividade e à possibilidade de segmentação de público trazidas pelos seminários online. Mas como toda boa ideia, é preciso ser estratégico para que essa ferramenta se transforme efetivamente em benefícios. Fique ligado nas dicas que preparamos e esteja preparado para os oito principais desafios de fazer webinar.

1. Promover nos canais certos

O papel das ações de divulgação é crucial para o sucesso do seu webinar. Pela pesquisa que o GoToWebinar realiza com seus usuários, são três os canais mais efetivos no caminho de uma promoção assertiva. Eles são o e-mail, o comarketing, via rede de parceiros do webinar, e a promoção pelas redes pessoais de funcionários e stakeholders, que vai ajudar no impacto. O e-mail deve estar no topo da sua lista, por surgir, de longe, como a ferramenta mais assertiva, gerando por volta de 73% das inscrições.

2. Promover no momento certo

Além de optar pelo mix correto, o sucesso em fazer webinar também está muito ligado ao tempo certo de divulgação. Para uma boa definição de cronograma de promoção, há quatro regras básicas que você deve seguir.A primeira delas é começar a divulgação quatro semanas antes do seminário virtual. Isso porque existe uma tendência de fluxo constante de inscrições neste período de 3 a 4 semanas que antecede o evento ao vivo. Dados da base do GoToWebinar também indicam que as terças-feiras são o dia mais atrativo, rendendo por volta de 24% do total de inscrições.

3. Esteja atento às questões técnicas

Um ponto super importante é garantir a operacionalidade do seu seminário online, quando ele estiver acontecendo ao vivo. Navegue antes pela ferramenta que vai usar, tire dúvidas com o suporte da empresa que vai hospedar seu webinar e procure saber bem como você poderá interagir com os participantes. O ideal é, inclusive, fazer testes anteriores, entre organizadores e painelistas, para verificar as condições de som, luz etc. Nesse momento, também pode-se fazer uma passagem geral pelos materiais a apresentar para garantir sua segurança no momento da transmissão ao vivo e certificar-se das configurações de áudio e vídeo. No dia marcado, é importante que todos os envolvidos na execução estejam prontos com pelo menos uma hora de antecedência. Uma checagem final nas questões técnicas vale a pena.

4. Fazer webinar é envolver o público

Oferecer conteúdo rico, educativo e marcante são os principais pontos de preocupação na hora do seminário virtual. Então, além de se preocupar, logicamente, com a qualidade do que está oferecendo, invista em dinamizar recursos. Traga dados e pesquisas e instigue o público que irá participar. Use apresentações, vídeos e GIFs e invista numa boa presença visual. As pessoas vão preferir vê-lo a apenas ouvir uma voz. Engajamento é tudo!

5. Facilite as inscrições

Angariar um número significativo de inscrições é um ponto importante para o sucesso do webinar. Então, invista em um processo de registro cômodo e atrativo. Um formulário contendo apenas os campos necessários e vídeos que chamam para a página de destino. Pouco texto e uma linguagem atrativa, que crie senso de urgência, são fatores que colaboram para conquistar audiência.

6. O valor do título

O nome que você der ao seu seminário virtual é outro ponto fundamental. As listas e dicas de como fazer aliado a conteúdos baseados em exemplos são boas alternativas. Nomes que anunciam aulas, treinamentos e workshops também são uma receita excelente, especialmente os que se propõem a apresentarem novidades e tendências.

7. Monitore resultados

O alcance de metas e objetivos já deve estar previsto desde o planejamento inicial da iniciativa. Então, defina métricas e indicadores que serão indicativos do sucesso do seu webinar. Número de inscrições, leads gerados, engajamento dos participantes e receita alcançada são pontos a avaliar.

8. E o que vem depois?

As ações pós-evento ao vivo são decisivas para fazer com que a iniciativa continue rendendo visibilidade e novos negócios. Algumas possibilidades de reorientar um seminário online são oferecer versão sob demanda, gerar postagens em diferentes canais – inclusive cruzadas com plataformas de terceiros – criar slides, e-books. São muitos os formatos possíveis.Com essas dicas, fica mais fácil fazer webinars de sucesso e que usem todas as excelentes possibilidades que o formato oferece, não é mesmo? Então, mãos à obra.

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