Dicas de Webinar

Interação no webinar: a importância do diálogo durante a transmissão

Gummy
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Você sabe como gerar interação no webinar para ampliar suas chances de sucesso? Proporcionar momentos de interação durante a transmissão de um conteúdo é uma maneira de engajar a audiência, bem como fortalecer os laços com pessoas que podem se tornar leads qualificados no futuro.O GoToWebinar preparou um material interessantíssimo denominado “Do Monólogo ao Diálogo”. A publicação em inglês fornece algumas dicas sobre como tornar suas apresentações mais atrativas - tanto para quem transmite o webinar, quanto para quem está do outro lado da telinha.O primeiro ponto que os autores colocam é que o engajamento com os usuários não deve ser encarado como difícil ou complicado. Para acabar com essa impressão e tornar o processo mais simples, existem algumas práticas básicas que tornam esses desafios verdadeiras vitórias.Resumidamente, são três os pontos de atenção para dominar a situação:

  1. Manter sua ansiedade sob controle para que você ou o apresentador responsável transmitam confiança e calma durante o contato com o público;
  2. Apresentar práticas prévias que incitem a participação da audiência durante a transmissão;
  3. Facilitar a participação no momento do webinar, incentivando que enviem perguntas e recebam respostas à altura.

Independentemente do tema do seu webinar ou do segmento da sua organização, uma coisa é fato: suas transmissões sempre serão beneficiadas com uma participação mais ativa por parte dos inscritos.Descubra a seguir como gerar mais interação no webinar, aumentando o diálogo, aprimorando a qualidade das respostas e tratando os espectadores de maneira adequada.

Como gerar mais interação no webinar

“O que minha audiência precisa ouvir?” talvez seja a primeira pergunta a se fazer ao definir o próximo tema para a sua transmissão. É imprescindível saber qual dor você estará curando com as informações que está prestes a revelar durante o webinar. Você já sabe que o conteúdo precisa ser interessante, que a abordagem deve ser personalizada e que a divulgação necessita ser precisa e direto ao ponto. Tudo isso serve para atrair mais inscritos e, consequentemente, aumentar o número de pessoas interessadas do que você tem a falar.Agora chegou o momento de preparar a sua audiência para uma participação mais ativa do que passiva. O segredo, segundo a publicação do GoToWebinar, é utilizar as chamadas Audience Connecting Techniques (ACTs, ou técnicas de conexão).São elas:

Incite a participação

Faça perguntas ou incentive algum tipo de reação positiva de quem está assistindo à sua transmissão. Questionamentos do tipo “qual lado do meu slide melhor representa a sua experiência?” e “quantos de vocês já passaram por essa situação?” exigem reações que mostram que as pessoas estão envolvidas com aquele momento.

Faça com que visualizem uma situação

O apelo visual é um grande aliado, especialmente se você e seu público-alvo não estão no mesmo ambiente. É muito mais fácil gerar engajamento se as pessoas, além de ouvirem o que você tem a dizer, também conseguem imaginar. Peça para que visualizem uma situação ou resultado a partir de alguma informação específica para que o que você diz fique mais palpável e vívido para eles.

Foque no que interessa

Mantenha sempre o foco no ponto mais relevante para os inscritos. Quanto mais valor você conseguir agregar ao tópico de interesse, mais fácil será de manter as pessoas participativas. Crie links de conexão entre o assunto e a vida dessas pessoas. Relevância é extremamente importante para aumentar o nível de participação em webinars.

Adote a ideia do pense-discuta-compartilhe

Tire um tempinho para pedir que sua audiência pense em alguma resposta ou solução que você gerou. Depois, encoraje os inscritos a dividir as próprias opiniões com alguém que esteja próximo deles. Então, solicite que deixem os insights nos comentários ou chat. Essa é uma técnica interessante não apenas por aumentar a confiança dos presentes, como para fazer um brainstorming ao vivo. Afinal, várias cabeças pensam melhor do que uma!Ao utilizar as técnicas de conexão, os índices de interação no webinar aumentam muito! Um público mais confiante tende a agregar mais valor à marca, conectar-se outras vezes, sentir-se mais confiante para interagir em outras oportunidades e ainda criar um vínculo único com a sua empresa.Em plena época de interrupções constantes e períodos de atenção cada vez mais curtos, conseguir manter os inscritos bem engajados no seu webinar é uma baita vitória!Temos um post com outras dicas para manter o engajamento em seu webinar do início ao fim. Leia para descobrir mais!

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