Marketing Digital

Como fazer webinar para cada etapa do funil de vendas

Gummy
Gummy

O fio condutor do tão mencionado Inbound Marketing é aproveitar os canais digitais, cada vez mais presentes na vida e na experiência de consumo das pessoas, para atrair, conquistar e fidelizar clientes. É uma estratégia que tem como grande protagonista a produção de conteúdo. Nessa esfera, os seminários online têm ganhado cada vez mais relevância no mercado. Mas como fazer webinar de sucesso?Oferecendo conteúdo relevante, as marcas se beneficiam de uma imagem calcada em autoridade e referência de mercado. E isso com a vantagem de manter uma comunicação com os públicos de interesse, num conjunto de ações que alinham esforços de marketing e vendas de forma poderosa e eficiente, atraindo e levando o lead a percorrer o famoso funil de vendas. Conferindo esse post, você vai entender melhor a importância de usar ferramentas seminários online e como fazer webinar para cada etapa da jornada de compra do cliente. Vamos lá!

O vídeo marketing na crista da onda

A efetividade do uso de vídeos como estratégia de conteúdo é uma tendência certificada por números. Basta olhar para o levantamento divulgado pela HubSpot, em 2017, indicando que o consumo de vídeos a partir dispositivos móveis cresce a uma taxa de 100% ao ano. Os vídeos, cada vez mais, se mostram excelentes formas de consolidar imagem, manter seus públicos se relacionando com os canais de comunicação da sua marca e, acima de tudo, vender e fidelizar. De acordo com a pesquisa State of Vídeo Marketing, também de 2017, 76% dos profissionais de marketing afirmam que os vídeos aumentam os números de vendas. E esse é o motivo que faz com que 44% desses mesmos experts integrem webinars às suas estratégias, numa aposta bem-sucedida para 87% deles.E um dos segredos para seguir a rota dos webinars que turbinam vendas é, sem dúvida, equalizar conteúdo e jornada de compra. Cada etapa do funil percorrida pelo seu lead combina com assuntos e abordagens específicos. E isso precisa ser levado em consideração no planejamento dos seminários online.

Veja como fazer webinar fiel à jornada de compra do cliente

  • Consciência

Ao tratarmos da etapa de consciência, quando o objetivo é especificamente atrair, o mais indicado são os chamados webinars de liderança de pensamento. É o momento de utilizar seu potencial inspirador e gerar autoridade, aproximando-se do seu público-alvo a partir de temas como tendências do segmentos no qual está inserido.

  • Educação

Depois da consciência, o foco é o reforço do vínculo, visando o avanço do lead na jornada de compra. Entram em cena os webinars de perfil educativo. O caminho é explorar a experiência, a abordagem exclusiva e a proposta de valor da sua empresa. Você ainda não deve mencionar argumentos de venda, mas pode abordar um problema e mostrar como você ajuda a resolvê-lo. É o caso dos webinars de estudo de caso ou no estilo workshop ao vivo, com troca de ideias sobre situações críticas reais.

  • Fechamento

Já que sua estratégia foi capaz de torná-lo um potencial comprador da solução que você oferece, o passo seguinte são webinars que tratem – agora sim – dos seus argumentos de venda. Uma boa pedida são os seminários online de demonstração de produtos, destacando casos de uso e benefícios. De acordo com a GoAnimate, pessoas que participam de um webinar de demonstração ao vivo tem 150% mais chance de efetivar a compra.

  • Lealdade e retenção

Engana-se quem acredita que o processo termina no cliente conquistado. Agora, sua marca deve ser capaz de encantá-lo! Uma das chaves para isso é a preocupação com experiência positiva, que já está na mira de 62% das empresas, de acordo com levantamento da Deloitte. Trata-se de um momento super válido para seminários online focados em treinamento e atendimento. São temáticas que permitem explorar bem os recursos de chat dos serviços de hospedagem, que permitem mapear dúvidas oferecer respostas e soluções em tempo real.Na mesma linha, é muito assertiva a tendência de investir em webinars de recursos e produtos que contribuem para a geração de up-selling e cross-selling, estimulando o seu cliente a continuar consumindo seus produtos e comprar outros itens do mix. Isso sem contar as versões sob demanda, que são uma verdadeira carta na manga para atrair leads e nutrir fluxos de vendas. Agora que você já sabe como fazer webinar aproveitando cada estágio de compra, é hora de aproveitar as possibilidades oferecidas por esse momento único de interação com seus públicos. Com a estratégia certa para cada momento, é aumento de vendas na certa.

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